Intertem@s ISSN 1677-1281, Vol. 13, No 13 (2007)

UM ESTUDO SOBRE PLANEJAMENTO EM LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS PARA CONSUMO NÃO DURÁVEL: ESTUDO DE CASO DE UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS

Carolina Salem de Oliveira, Cristiane Tarifa Néspolis, Jamile Machado Gea, Mayara Meliso Antunes, Douglas Fernandes

Resumo


O trabalho apresenta um estudo da logística de distribuição para bens de
consumo não duráveis ressaltando o planejamento estratégico, buscando a
otimização da estrutura logística, através de um melhor nível de serviço oferecido
pela empresa, como forma de agregar valor na cadeia de suprimentos objetivando
integrar fornecedores, fabricantes, distribuidores, lojistas e clientes
proporcionando redução de custos em toda a logística integrada. Aborda o
conceito de canais de distribuição, tais como suas estruturas de apoio, os tipos de
transportes utilizados e a tecnologia de informação que integra todos os
processos e auxilia no fluxo de informações e no relacionamento com o cliente. O
trabalho apresenta ainda um breve estudo de caso de uma empresa distribuidora
de produtos de consumo não duráveis demonstrando sua organização e seu
processo de distribuição.
Palavras-chaves: Logística. Planejamento estratégico. Canais de distribuição.

Texto Completo: PDF